imigrantes?

*

Hot – Hi 101° F/38° C
raios……………………….
Meus pais estão indo pra Los Angeles hoje. Preciso começar a arrumar o quarto pra eles e também pensar num roteirinho de passeios. Tem tanta coisa pra se fazer e pra se visitar aqui na Califórnia! Desta vez vamos fazer coisas mais pro norte, lá pra Mendocino.
A Eli me disse que o canal 6 [ PBS , eu acho] estava passando a série de História do Jazz!! A mesma que a Lu e outros blogueiros comentaram que estava passando numa tv à cabo no Brasil e eu fiquei com uma vontadona de ver. Agora eu só preciso descobrir a programação das reprises!! 😉
Uma revista Veja me caiu nas mãos. É a que traz reportagens sobre a crise na Argentina. Uma das matérias me chamou a atenção, pois fala dos brasileiros emigrantes. O título diz “Eles Fogem da Bagunça – Desanimados com as mazelas nacionais, quase 2 milhões de brasileiros foram morar no exterior. Depois de experimentar a vida lá fora, a maioria não pretende voltar.”. Bom, estou lendo a reportagem de sete páginas e não consigo me encaixar nesses dois milhões de emigrantes. Os jornalistas falam dos brasileiros que se aventuraram, ‘fugindo’ da crise no Brasil e que foram para outros países [eles enfocam mais os que estão nos EUA] para tentar ganhar a sorte, inicialmente ralando o coco, trabalhando em sub-empregos. Todos os entrevistados pela reportagem relataram que trabalharam em restaurantes, como faxineiros……..Hoje estão bem de vida. PERAÍ….. e onde estamos nós, nesses dois milhões? Nós não fugimos, não viemos ‘tentar a sorte’, não trabalhamos em sub-empregos….Viemos legais, estudar e trabalhar em áreas de ciência e tecnologia. Onde estão esses brasileiros – que são os que eu conheço – que vêem estudar, fazer PhD, pos-doc, que são pesquisadores, professores de universidade, que trabalham em áreas super especializadas, em empregos que exigem altíssimas qualificações? Esses nem foram entrevistados pela revista Veja. Vai ver o objetivo da reportagem era focalizar na população de imigrantes ‘clássicos’ – os que vêem sem nada e vencem na terra estrangeira. Sei lá….. Acho que ficou muita coisa de fora nessa estória. Fora que eles praticamente dizem que é okay ficar ilegal aqui nos EUA, que se pode fazer tudo, comprar casa, freqüentar escolas, ter acesso ao [parco] serviço de saúde do governo, pegar empréstimos em banco, abrir empresas……. A reportagem só não diz que para você fazer tudo isso, não tendo visto de residência aqui nos EUA, você vai ter que FICAR MENTINDO. Bom, isso é só um pequeno detalhe, né? Nada para se preocupar! Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai ……………………

  • Share on:
Previous
BB
Next
summer madness

o passado não condena