Alan Lomax

*

The Land Where The Blues Began é a minha bíblia do Blues. O autor, Alan Lomax, viajou todo o sul dos EUA na década de 40, pesquisando a música negra, especialmente o Blues. Ele teve sorte de encontrar muitos bluesmen da velha guarda ainda vivos, para dar depoimentos e cantar no seu gravador. Ele também descobriu alguns talentos. O gravador de Lomax registrou a voz inédita e jovem do desconhecido Muddy Water. Lomax procurou em vão por Robert Johnson, mas só conseguir entrevistar a mãe do músico, morto uns anos antes em circunstâncias misteriosas. Foi também graças à Lomax, que o mundo pôde conhecer o fabuloso Mississippi Fred MacDowell.
O resultado das peregrinações de Lomax pelo país, gravando músicos e pesquisando a música norte-americana, resultou num material riquíssimo que foi catalogado pela Biblioteca do Congresso dos EUA.
Na década de 90, o selo Rounders lançou a coleção Alan Lomax , com todas as gravações feitas pelo folclorista, durante os anos que percorreu o mundo colecionando todo tipo de música folk. Eu tenho alguns cds da coleção Southern Journey , com músicas que Lomax compilou em viagens pelo sul dos EUA, na década de 50 e 60. Uma preciosidade!

  • Share on:
Previous
that’s why i’m this chatterbox
Next
The Rosa Parks Story

o passado não condena