uma verdadeira novela

*

O Moa me mandou umas fitas de vídeo pelo Johnny. Numa delas, filmes brasileiros – O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro e O Quatrilho. Na outra um monte de capítulos de novela. Eu, como boa brasileira, escolhi ver primeiro a novela. Era uma antiga, que ele gravou ainda em Poa [com comerciais gaúchos intercalando].
A novela era Laços de Família. Um dos capítulos estava uma choração só. Todos os atores tiveram a chance de debulhar umas lagrimotas – frutos de uma atuação caprichada ou de colírio de cebola. Tava demais. Uma das personagens, uma menina loira com olheiras negras até o meio da cara, acabara de ter um aborto e os médicos contavam pro marido e pra família [a mãe é a Vera Fisher ] que ela tinha CÂNCER! Leucemia. Nossa, deu pra dar um desespero. O Ursão colocou os headphones e foi ouvir alguma coisa no rádio porque ele não estava agüentando ouvir aquele dramalhão todo na tv. Eu fiquei pra ver até onde a coisa iria. Drama, drama, drama – comercial – drama, drama, drama – comercial. Num outro capítulo a tal menina já estava sabendo que estava com câncer e fazia pesquisa na Internet, lendo outras histórias similares à dela, com lágrimas escorrendo pela cara. Esse colírio de cebola deve ser imprescindível nas gravações das novelas da Globo, hein?
Depois que assisti, por mais de uma hora, toda aquela pataquada, fiquei pensando que as novelas brasileiras são tal e qual as tão ridicularizadas mexicanas. O que eu vejo aqui no canal Univison, não deixam nada a desejar para essa Laços de Família. O que aconteceu com as novelas brasileiras? Deixaram de ser boas ou sempre foram assim e eu é que nunca me toquei?

  • Share on:
Previous
Valentine’s 2002
Next
puppies

o passado não condena