breathlesssssss

*

Jean-Luc Godard fez Breathless em 1960, com Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg. Um clássico cult.
Em 1983, Jim McBride fez o remake e americanizou o filme francês. Adaptou a história para Los Angeles e inverteu a nacionalidade dos personagens. O protagonista virou um bandidinho americano [Richard Gere] e o seu objeto de afeição, a francesa Valerie Kaprisky.
Eu revi o remake, domingo na tv. Lembrei de como esse filme me impressionou, quando eu o vi pela primeira vez no cinema no começo da década de 80. Los Angeles era um lugar totalmente distante e desconhecido para mim na época. Ao menos eu era familiar com o som do Jerry Lee Lewis!
O filme é delicioso. O Gere está no alge da sua beleza canalha e a trama é envolvente, apesar de banal. A trilha sonora é dez, as cenas de sexo são mil [and leave me breathlessss!] e eu lembro que até imitei as roupinhas que a atriz francesa usava no filme – tailler com scarpin vermelho e vestidinho com sapatilha.
Andei lendo sobre o novo filme [thriller erótico?] do Adrian LyneUnfaithful. Nele o Richard Gere faz o marido traído pela esposa Diane Lane. O diretor disse em entrevista que o trabalho mais árduo durante as filmagens foi transformar o Gere num homem ‘comum’. Fazer ele perder aquele jeito de andar e de se colocar, que não é nem um pouco trivial. Parece que ele conseguiu – transformou o gigolô americano num regular joe! Essa eu vou ter que ver!

  • Share on:
Previous
próximas atrações
Next
The Basement Tapes

o passado não condena