comida!

*

Eu tenho esse talento, que precisaria ser desenvolvido. Acho que eu seria uma boa cozinheira – talvez uma chef. Cozinhar é uma das tarefas que não me aborrece, nem me dá tédio. Eu gosto de cozinha. Nem sempre de cozinhar em si, mas de olhar livros, me inspirar, comprar ingredientes, preparar pratos, escolher onde servir, com que acompanhamento, pôr vinhos pra gelar, cortar legumes, congelar, descongelar, organizar, estocar caixinhas de macarrão de vários tamanhos, formas e larguras, escolher tomates, cheirar ervas de tempero. Pra minha surpresa, olhando pra tras na minha vida, percebo que eu sempre curti essas coisas, mas nunca me toquei disso. A maturidade me vez ver a luz!!
O Gabriel teve a mãe mais dedicada na cozinha, onde eu fazia as comidinhas dele, com um amor e uma obsessão que beiravam o fanatismo. Escolhia os legumes, lavava, cozinhava numa panela especial – que eu carregava comigo prá onde eu ia. Depois virei fazedora de pães fresquinhos, de yogurte. Fazia os sucos na hora, tudo natural. Eu gastava horas na cozinha, que até me doíam as costas. Somente nos últimos meses da nossa vida em Pira é que eu cansei um pouco, e então íamos na hora do almoço no centro da cidade e comíamos nos restaurantes de kilão, que começavam a pipocar pela cidade.
Uma das coisas que me pegou quando o Gabriel saiu pro mundo foi “pra quem eu vou cozinhar agora??”. Bom, ainda tem eu e o Ursão! Precisamos comer!!
Então eu continuo com as tarefas de comprar os melhores e variados ingredientes, estocar, lavar, preparar, servir.
Outro dia eu disse pra uma colega que na minha futura casa a cozinha vai ter que ser grande, porque vai ter que caber lá uma estante de livros. Meus livros de cozinha e receitas. Agora eles estão empilhados num balcão, num pilar entre a cozinha e a sala. Mas na minha cozinha, que vou ter na minha casa, eles vão ficar arrumadinhos numa estante. E eu vou trazer os livros que eu deixei na casa da minha mãe, no Brasil. São livros que eu coleciono há anos. É uma das minhas manias.
Outras das minhas manias de cozinha são colecionar receitas de jornais, latas antigas, saladeiras, cestas e hachis japoneses. E também gosto de escrever sobre comida e receitas, que faço aqui e aqui.
Quem sabe um dia eu não vou viver desse talento.

  • Share on:
Previous
home is where the heart is
Next
he is grizzly

o passado não condena