pizza & movie & jazz

*

Sábado é tradicionalmente dia de pizza, desde que eu me conheço por gente. Depois que saí do Brasil ficou difícil comprar pizza boa, então normalmente eu faço a minha em casa. Na máquina de fazer pão, faço a massa [que fica perfeita!]. O molho é só tomate e alho refogado no azeite [mais sal, pimenta do reino e orégano]. Muito queijo e os toppings, que podem ser tomates em fatias, azeitonas pretas e folhas de manjericão, ou aliche e azeitonas, ou pepperoni, ou qualquer outra idéia, como a de ontem – palmito, tomates e azeitonas.
E a pizza tem que ser degustada com cerveja super gelada [Tequiza, minha favorita] e vendo filmes!
Ontem, peguei parte de Deconstructing Harry e depois Wild Man Blues, o documentário feito durante uma turnê do Woody Allen com sua banda de Jazz pela Europa. Eu já tinha visto esse filme antes, mas não lembrava dos detalhes. É irritante ver a ex-filha e atual namorada [esposa?] do Allen, a feiosinha Soon-Yi Previn que é uma metida pentelha. Legal ver os quartos dos hotéis onde eles ficavam [com banheiro só pro Allen, que deve ser um chato cheio de manias] e a maneira com que o povo italiano o recebe, nas diversas cidades em que eles tocam. É uma coisa de super star e o Allen parece não entender por quê ele é tão cultuado na Europa e por quê os filmes que não fazem sucesso aqui nos EUA, fazem sucesso lá. A música que eles tocam não é grande coisa. Às vezes dava a impressão de que estávamos ouvindo uma dessas bandas que tocam no Jazz Festival daqui de Sacramento. Mas pros europeus, Jazz de New Orleans deve ser o máximo, mesmo tocado pelo Allen, que numa cena bota todos os bofes pra fora e não consegue manter o som do clarinete, que vai ficando cada vez mais baixo e abafado. A platéia ri, afinal ele é Woody Allen e pode até dar esse tipo de vexame.
Mas a melhor cena do filme é a final, quando o Allen, a irmã e a namorada feiosa vão à casa dos pais dele, levar os mementos da viagem, que o pai coleciona. A mãe do diretor – que é a cara dele – faz um monte de comentários sobre a infância dele e diz que não gosta que ele está namorando uma oriental e que preferia que ele estivesse com uma ‘nice jewish girl’. A cara de pateta que a Soon-Yi faz já vale o filme!!

  • Share on:
Previous
crônica de um sábado qualquer
Next
Eclipse

o passado não condena