we started singin’ bye-bye, miss american pie

*

Acordei às 6am com o som da tempestade, abri um pedacinho da persiana e olhei o vento e a chuva na escuridão. Pensei como seria bom call in sick e ficar na cama até mais tarde. Levantei, tomei meu café sem abrir muita coisa nas redes sociais e me preparei para ir trabalhar normalmente. Antes de sair liguei as duas tevês da casa, coloquei no canal TCM. As imagens do filme antigo passando me deixaram com vontade de ficar o dia em casa, debaixo das cobertas, alienada. O dia estava feio, escuro, tal qual o meu estado de espírito.

No trabalho o clima estava sombrio. Conversamos sobre nossos sentimentos, combinamos nossa ida à passeata de sábado. Meu chefe declarou o dia como não produtivo e nos incentivou a falar sobre o assunto na reunião matinal.

Então eu falei.

O presidente Barack Obama foi o meu primeiro presidente, como cidadã americana e do mundo. Eu nunca tinha elegido um presidente antes. No Brasil cresci durante uma ditadura militar e quando pude votar, não elegi meu candidato duas vezes. Deixei o país e só voltei a votar como cidadã americana. Obama foi meu primeiro presidente e o que realmente me fez sentir representada. Ele e a família me mostraram que o mais importante é sempre se manter a dignidade diante de toda e qualquer baixeza de caráter. Com o final desse mandato estamos dizendo adeus para a inteligência, a elegância e a eloquência. Dizemos adeus também para uma grandeza de caráter imensa, ao decoro e ao valor da palavra. Me sinto horrivelmente triste, mas sei que vai passar. E serei resistência. Começando amanhã, fazendo parte da passeata das mulheres em Sacramento. Até agora 673 cidades no mundo estão organizando passeatas irmãs da Women’s March em Washington D.C. Se isso não significa uma reação, não sei o que poderia ser.

No video Barack e Michelle estão visitando uma escolinha de crianças negras. Elas estão com as professoras no parquinho, encapotadas—cachecol, luvas, gorros. Dois gurizinhos sentados no balanço começam a gritar surpresos quando avistam o presidente—é o Barack Obama! é o Barack Obama! é o Barack Obama! E Barack reage com carinho, conversando e empurrando os gurizinhos nos balanços. Foram oito anos dessa família enchendo o meu coração de amor e meus olhos com lágrimas de emoção. Obrigada! Obrigada! Obrigada mesmo, por tudo!

  • Share on:
Previous
⌘ that easy ⌘
Next
for dignity

deixe um comentário

o passado não condena