Lenny [1974], do diretor Bob Fosse com Dustin Hoffman no papel de Lenny Bruce, é um filme triste, apesar de contar a vida de um comediante. É a história de Bruce e de como ele foi perseguido e literalmente destruido pelo moralista governo norte-americano da década de 60. Ele nem era um gênio, mas tinha um humor afiado e uma boca suja, que foi o seu infortunio. Nas últimas cenas do filme, quando Bruce implora ao juiz que lhe sentencie, porque ele não tinha mais nenhum tostão furado para pagar advogados e custear processos, não conseguia mais trabalhar [os donos dos night clubs eram ameaçados de perderem suas licenças para vender bebida alcoolica, se dessem emprego para o comediante] e estava falido. O juiz nega o pedido e o obriga a contratar um representante, para remarcar outra audiência. Logo em seguida ele é encontrado morto na sua casa vazia, em Hollywood, vítima de uma overdose de heroína. Eu chorei convulsivamente..... O que fizeram com Lenny Bruce foi uma coisa absolutamente terrível [que não foi um caso isolado ..] e que não podemos esquecer, principalmente nesses tempos estranhos de John Ashcroft & cia.
Fer Guimaraes Rosa - May 18, 2002 10:57 AMEste é com certeza asoluta um dos melhores filmes da história do cinema.
Lenny Bruce é um dos meus grandes ídolos e exemplos de vida que nos mostrou que a autenticidade é tudo o que uma pessoa pode cultivar em si mesma, e que sempre que o indivíduo mexe com as "verdades" atrai para si admiração de uns e o ódio de outros.
Lenny realmente foi um dos mais inteligentes e provocadores comediantes americanos. nunca um stand up comediant foi tão perseguido e odiado pelo governo e a sociedade conservadora americana. um dos fatos mais engraçados da sua perseguição é que o policial encarregado de vigia-lo acabou virando seu grande fã depois de tanto assistir os seus shows. até alguns dos seus perseguidores sabiam que ele era talentoso.