A árvore de Natal ainda está pelada – só com as luzes – esperando a Júlia e a Paula voltarem de Tahoe para decorá-la. Também tenho as luzinhas para colocar na frente da casa, que nem mexi, estão dentro de um cooler na garagem. Faremos tudo amanhã.
Hoje eu planejei ir comprar o peru, mas quem disse que eu consegui? O fogão da guest house não estava acendendo e ficamos a tarde toda esperando o cara que viria arrumar. O conserto do fogão ficou metade do preço de um novo. Aqui é o país do descartável mesmo….
Resolvi inovar na ceia de Natal, fazendo umas receitas diferentes. Vou preparar uns ‘tapas’ [aperitivos] de um livro de receitas mediterrâneas que a Patricia me deu. E uma torta de ameixas também de lá. O peru será o mesmo, com receita tradicional da minha mãe – ao vinha d’ alho. Mas eu peguei o livro Comer Bem da Dona Benta pra ler a receita. Eu acho essa receita o máximo:
1 peru
1 copo de pinga
Pouco antes de matar o peru, dê-lhe, às colheradas, um bom copo de pinga e, quando ele ficar bêbado, caído, mate-o, cortando-lhe o pescoço mais ou menos no meio, separando-lhe, assim, a cabeça do corpo.
Coitado do peru!!!!! Vai ser embriagado e assassinado…. Que maldade, matar o bicho bêbado!!!!
Depois a receita ensina a depenar, limpar, temperar e finalmente assar. Ufa, pusta trabalheira! Melhor ir ao Safeway e comprar a coisa congelada e limpa.
Essa receita da Dona Benta é para quem quer fazer tudo do jeito antigo e tradicional. Só para ensinar a rechear o peru com a farofa são dez passos….. Coisa sofisticada!!
Eu quis ter esse livro porque não tinha nenhum livro de receitas em português. Lembrei desse, que acho que minha mãe tinha uma edição da década de 60. A Leila me deu esse na 73 edição. E eu fiquei pensando quem será essa tal de Dona Benta? Será que ela realmente existe, como a Ofélia? Questão intricadíssima, como a receita do peru!!
Meu Deus.
Estou a preucura da Dona Benta ou melhor do livro de receita dela. Sera que este livro ainda existe?
Como e onde encontrar esta raridade???!!!
ola. fernanda !!!!!
tudo legal !!!!!
sou do brasil, moro em minas gerais........
achei interessante as coisas que voce disse......
o novo ano começou com muita paz, esperamos que isso continue....
estou com vontade de vajar par aos estados unidos, esse ano, vamos ver se tudo vai correr bem...
tenho 28 anos, sou Designer e progamador de informatica..
adoro viajar, conhecer pessoas interessantes ........
a vida é cheia de surpresas ......
espero um e-mail seu ......
beijos !!! um forte abraço !!!!
brasil - lindomar
Minha sobrinha fez um chester empanado com sal grosso. Dizem que ficou molhadinho e delicioso. Vou pegar a receita com ela. Esse ano fiz lombinho de porco de casaco. Vou colocar a foto no yahoo e te aviso.
Vai parecer q estou "babando o ovo"...mas...q fofura de cantinho de cozinha é esse!!! hehehehe....(vc já sabe como adoro os seus cantinhos!!)
Beijocas cheias de votos de prosperidade em 2003 e cantinhos ainda mais aconchegantes
Bia.
Fer,
Pra quem mora em fazenda ou cria bichos para subsistência, a receita de embebedar e matar o peru ainda tá valendo...
Quando a minha avó veio de Portugal para o interior de S. Paulo, no final dos anos 20, ela teve que matar uma galinha assim, cortando o pescoço, e disse que foi a coisa mais aterrorizante da vida dela... Diz que o corpo se mexia sozinho...
E eu tenho nojo até de manipular a galinha já cortada em filés e sem pele que vende no supermercado...
Beijo,
Desde pequenininho, eu sempre disse prá minha mãe e minha avó, que estava errado. Afinal, no sítio do pica-pau amarelo, quem fazia as comidas era a "tia (sic) Nastácia" e não a Dona Benta. Que o livro deveria chamar "Tianastácia", e ter uma 'preta velha' na capa.
Continuo achando a mesma coisa.
Mais uma vez,
FELIZ NATAL! prá todos!!
beijos,
Tem que dar pinga pro peru pra carne ficar macia. Como o peru e americano pode dar uisque que ele aceita....(cauboi, plis...).
Feliz Natal
baccios
Olá !
Adorei seu blog...eu assim como vc tbm moro nos EUA...mas eu moro na Flórida...e tbm tenho um blog !
Anyways...Bom natal pra vc tbm !
BTW: Vc tem um nome lindo...lol
Fer, passei aqui para te desejar um felicissimo Natal na casa azul e que 2003 te traga de volta online com a corda toda :)
Muitos beijos,
Luciana