O escritor e diretor Michael Moore fez duas apresentações com lotação esgotada no Mondavi Center, ontem aqui em Davis. E deu um show, com direito a vídeo no telão, introdução feita por figuras de papelão de Sadam e Bin Laden, música de piano e cantoria. Depois da parte mais leve e divertida, entrou logo nos assuntos que todos estavam lá para ouvir: republicanos irritados, democratas chorões e Bush. Moore falou por duas horas e foi aplaudido o tempo todo. Ele fala muita coisa generalizada e pinta uma caricatura muito feia do povo americano. Mas a intenção é mesmo chocar, fazer pensar, mexer com o que está acomodado. Neste momento, o país precisa de alguém como ele, pra mostrar que o povo americano não é um bando de carneirinhos, abaixando a cabeça e concordando com o seu presidente maluco. E pelo visto, muita gente está com Michael Moore. Pelo menos os integrantes das duas sessões [quase quatro mil pessoas] da sua apresentação da segunda-feira no Mondavi Center.
No final da palestra, antes de abrir o microfone para perguntas e a fila para autografos no seu livro, Moore fez uma brincadeira para provar como a educação dos americanos está deixando à desejar. Chamou um canadense no palco [uma menina de Saskatoon, Saskatchewan - iurrru!] e três americanos estudantes nota A aqui na UCDavis. Ele explicou pra platéia que nas trinta e uma apresentações anteriores que ele fez pelo país, todas as vezes o canadense venceu os americanos. Ele concluiu - o canadense mais burro dá de dez nos americanos mais inteligentes. E foi perguntando coisas assim:
[pra canadense] qual o nome do presidente dos EUA?
[canadense] George W. Bush
[pros três americanos] qual o nome do primeiro ministro do Canadá?
[três americanos] ???????
[pra canadense] qual a capital dos EUA?
[canadense] Washington, D.C.
[pros americanos] qual a capital do Canadá?
[três americanos] Montreal? Quebec?????
Com outras perguntas de geografia mundial [países que fazem limite com o Iraque e Alfaganistão], Moore provou que tem alguma coisa errada com a visão que o americano tem do mundo. A brincadeira é boba e não mede inteligência, mas mostra o quanto a América está precisando expandir seu território em termos mentais.
Fer Guimaraes Rosa - October 28, 2003 11:31 AMé, não pude ir... fica para a próxima.. .por enquanto, me contento lendo o dude, where's my country...
o mais triste é que os absurdos que ele aponta são na maioria verdades
Em 92 estive em Las Vegas, por incrível que pareça, a serviço. Fiquei no Mirage Hotel e lá todos os manobristas são alunos da University of Nevada. Quando falei que era do Brasil ele me respondeu: "Wonderfullll ! Near to Cuba, Caribe, Bahamas...." Eu respondi: Yes, near.
eu gosto do mr moore, li o livro (stupid white man) e vi o documentário sobre columbine.
acho que alguém tem que fazer alguma coisa, a imagem e as ações dos norte-americanos fora dos eua, não sem motivo, tão indo de mal a pior; claro que é por causa do governo republicano, que por exemplo, apóia a construção do muro de israel - vide a votação da onu, onde quatro países votaram a favor dessa abominação - fora isso, o estado de terror e medo disseminado sem provas, o controle sobre os cidadãos que está por vir, só tendem a piorar a visão que o mundo tem dos eua e dos norteamericanos.
a impressão que dá, vendo a coisa daqui de onde estou, é que só existe o michael moore lutando, solitário, contra a canalha extremista que tomou a casa branca. os outros milhões de obesos-hiper-consumistas não estão preocupados em mexer as bundas gordas para nada que não seja de seu interesse.
uia, escrevi muito...
mas é isso aê, fer. vivas ao mr moore - ele faz alguma coisa. (só não sei se vai dar tempo)
fer,m a gente mora aqui e gosta, mas esses americanos nao enxergam nada alem dos proprios umbigos. eh uma cegueira e uma ignorancia total. e dai se explica muita coisa... eles sao "o mundo" e o resto eh resto ate que interesse a eles de alguma forma.
beijos e que mais "moores" aparecam por aqui!
Queria ter visto. Infelizmente, estou em Porto Alegre, RS, e ele aí nos "Isteitis". *Suspiro* Quem sabe um dia?
bjocas!
Ate eu queria ter ido nessa apresentacao. Fiquei super curiosa com os detalhes que vc deu. Eu estou com 2 livros dele pra ler, mas ainda nao tive tempo.
bjs