Fui tirar uma foto para um documento. O rapaz com a polaróide tocou levemente o meu queixo, para me ajudar a ficar no ângulo exato para a foto. Colocou a ponta do dedo no meu queixo e se desculpou educadamente:
- "sorry to get into your personal space..."
Eu comentava com uma amiga outro dia, como a área de segurança entre as pessoas aqui é muito mais ampla do que no Brasil, onde o espaço físico individual parece ser muito mais limitado e essas invasões quase imperceptíveis acontecem o tempo todo e sem nenhum pedido de desculpa. Pra mim, que vivo pisando no pé nas pessoas, caindo sem querer em cima de estranhos e cutucando o vizinho de cadeira com o meu cotovelo, essa experiência de hoje serve de alerta. Luz vermelha, cuidado, no trespassing!!
Fer Guimaraes Rosa - October 29, 2003 05:32 PMPois é, são essas diferenças que me fazem amar/odiar os gringos, com a mesma intensidade. Porque eu ODEIO esse espaço todo da nossa cultura, não fui criada com a falta de privacidade e de respeito que eu tanto vejo aqui. As pessoas são espaçosas demais, se intrometem no teu espaço sem ao menos te pedir se podem, e isso me irrita...
Mas, ao mesmo tempo... elas são tão carinhosas contigo, ainda mais eu, que preciso de todo o abraço e beijo e carinho que eu puder ter! Sou muito cinestésica para viver em um mundo em que meus amigos não me dão um abração apertado toda vez que me vêem...
Pois é. Amor e ódio.
Nunca vou sair de Porto Alegre.
Bjs
Engraçado isso...minha irmã, já está bem "americanizada" neste ponto..."incorporou" mesmo esse comportamento!!!
De vez em quando brigo com ela por causa disso (quando vem ao Brasil)
Oi, Fer! É uma daquelas fotos de ficar olhando para o além, na diagonal, com a orelha a vista? Re re re! Odeio essas!
Mudando de assunto, estive aí pelas suas redondezas, SF para ser mais precisa, mas a correria foi tão grande que nem mandar um oizinho para você eu pude. Mas gostaria de dizer que SF estava maravilhosa! E o clima, 80 graus para cima, apaixonante!
Beijos!
Eu não conheço isso pessoalmente mas ja ouvi falar. Coisa difícil pra um brasileiro, mesmo se eu também evito estar me aproximando das pessoas sem conhecê-las bem.
Ei, sabe que passei a semana toda me deliciando de refresco de limão? Uma deliiiiicia MESMO !
Essa foto aí embaixo dá uma sensação de aconchego tão boa !
Beijos.
Bom dia Fê!!!!
Sempre saio com uma sensação ótima depois de ler os seus comentários...Parabens...e como v. é ativa!!!!quanta coisa que aqui nem pensamos em fazer....acho que aqui o nosso dia é mais curto!!
Um abraço,
Lana
Bem, eu descobri depois de velha, que sempre me posiciono com o pé prá fora do que deveria ser o meu espaço. Vivo sendo pisada... reclamei a vida toda de perseguição, até que um dia, caiu a ficha... :))
beijo, Fer