Dormimos muito. E acordamos para um dia nublado, o que não é comum no nosso verão do vale central californiano. Estou com um roxo no pé direito e dores generalizadas pelo corpo. Concluí que devo ser uma péssima jardineira, pois não estou tão velha assim pra ficar tão podre depois de cuidar de um jardim e de uma horta.
Tudo começou com um dia lindo de sábado, com temperaturas tão agradáveis que pudemos até aproveitar o quintal, para almoçar, tomar sorvete com berries, ler revistas, olhar as flores. Até o Misty deu uma saidinha. Me entusiasmei e resolvi podar as roseiras do jardim da frente, que estavam descuidadas, com rosas secas por todo lado. Eu aprendi que quanto mais a gente poda, mais essas plantas crescem e dão flores. Fui lá e mandei bala. Ficou tudo lindo. Como já estava no pique, resolvi também dar um jeito na horta, que ficara abandonada depois do episódio do rato. Até achei o buraco que o meliante fez pra passar por baixo da cerca que divide a minha casa com a do vizinho da esquerda. Foi aí que entendi os pés de tomates que vi jogados no meio fio, um tempo atrás, na frente da casa desse vizinho. O rato fez o estrago primeiro lá! Depois cavou o buraco e veio destruir os meus tomateiros!
Bom, podei TUDO! Sem pena e sem dó, arranquei todos os galhos estranhos, deixei só os galhos com folhinhas novas. A área dos tomates ficou limpa, impressionante. Agora só me resta torcer pros tomateiros tomarem força novamente. E pensar que eu estava tão contente com a minha colheita abundante... Também revolvi a terra numa das beds que está vazia - preciso plantar algo lá - e tirei os matos que cresciam por todos os cantos. Minha horta não é grande. É um cercado, com três beds para plantação e pouquíssimo espaço entre as beds. É muito difícil trabalhar lá, principalmente agachada. Por isso eu fiquei podre, com dores nas costas, no corpo, pé roxo, que devo ter batido em algum canto.
Um dia nublado de verão vai dar mais canja pro quintal. Tivemos uma semana de calor intenso e um dia como este precisa ser aproveitado ao máximo. Licençinha então e tchau!
Fer Guimaraes Rosa - August 15, 2004 10:28 AMADENDO.
Antes que interpretem mal meu comentário, quero dizer que nada tenho contra quem dedica seu tempo à jardinagem (ou a qualquer outra "atividade extracurricular"). O desagradável é quando o hobby, por força das circunstâncias, acaba virando uma obrigação em meio a um monte de outras obrigações. A jardinagem, se você tiver que dividir o tempo dedicado a ela com outras tarefas que não podem ser deixadas de lado, acaba se tornando algo ingrato - as plantas não esperam por ninguém: crescem, se multiplicam, murcham, amarelecem, ficam doentes, morrem... Acho injusto cuidar delas apenas quando "temos tempo livre", por isso o meu comentário anterior. Será que me fiz entender, ou só piorei as coisas?
Tomara que não.
Fer, fiquei podrona assim também há umas 2 semanas atrás. No meu caso, foi por ter brincado o dia todo com 4 cachorros. Pedi arrego e o corpo ficou todo enferrujado. Acho que tenho que me preparar melhor fisicamente pra primavera! hehehe...
Beijo grande
Fer, eu sei que a sua vida não deve ser cor-de-rosa o tempo todo e que lá de vez em quando você deve ter algum problema, mas as coisas que você escreve me fazem sentir uma inveja danada de você.
Não inveja ruim, daquela que a gente quer que a pessoa nãO tenha o que tem. Não! A inveja boa! Eu adoro saber que vc tem o jardim, a casa, os gatos, o Ursão e o ursinho, um trabalho que vc gosta e que vc tem uma vida agradável e feliz!
Talvez inveja nem seja a palavra porque a conotação dela é sempre ruim. Digamos então que eu gostaria que a minha vida contivesse alguns elementos similares! ahahahaha agora ficou pomposo.
Sinto saudades de um jardim pra cuidar e de tempo pra cuidar dele e de mim.
Mas você, tenho certeza, merece cada momento cor-de-rosa dessa vida!
Beijos com carinho
Felizmente já esgotei minha cota "jardineiro/paisagista" nesta vida. Não que eu desgostasse da coisa, mas aparar a grama com cortador manual, podar as Bougaivilleas crivadas de espinhos, varrer as folhas das árvores em dias de vento, aplicar veneno nas pragas... Ai, só de pensar chego a ter arrepios!
Também já cuidei de uma horta - na mesma casa desse jardim enorme. Plantei alface, hortelã e morangos no mesmo canteiro: foi uma ótima colheita. Meu problema não eram os ratos, mas as lesmas e caracóis - que bichos vorazes!
ôh moça, você deve ter se agachado do jeito errado. Igual a capinar do jeito errado, varrer do jeito errado... achaê o jeito certo e as dores vão passear! :)
Fico feliz ao saber que o rao foi embora!
Fer, há séculos estou pata te perguntar: se você mora em casa, como é que seus gatos não saem pra rua?
beijo
Gosto de jardinagem. Acho algo bem relaxante. Estou passando para avisar que tanto seu blog quanto seu fotolog foram citados na matéria "O blogueiro que tem fotolog" publicada no sábado no Jornal do Blogueiro ( http://jornaldoblogueiro.blogs.sapo.pt ). Bom resto de fim de semana...