Eu sempre chamei esses limões cor-de-laranja de limão vinagre, mas o Ursão que é entendido em frutas me disse que aqui eles são chamados de Meyer lemon.
O nome muda, mas o sabor é o mesmo, que lembra a minha infância e minhas visitas à Querência Echaporã da minha Tia Anah e Tio Gimenez. Eles tinham uma árvore desses limões ao lado da casa. Esses limoeiros parecem que nascem e crescem como se fossem mato, e toda vez que eu ia lá, eu procurava pelo limões e fazia jarras de limonada.
Aqui eu nunca tinha visto desse limão pra vender, até mudar pro Aggie Village e encontrar duas árvores baixinhas, meio arbusto, na divisão entre a vila e o Arboretum. As árvores não pertecem à ninguém e, melhor, parece que essa variedade de limão é detestada e desprezada pela galera cítrica da cidade. Então sobra tudo pra mim, que adoro e não deixo por menos - todo inverno vou até a esquina com a minha cesta, minha tesoura de horta, luvas de pano e cato um monte!! Cato limão até dizer chega, até a árvore ficar vazia, até o inverno acabar. E faço jarras de limonada, como fazia anos atrás no sítio dos meus tios.
Fer Guimaraes Rosa - January 21, 2005 10:24 AMLia, obrigada pela dica! entao esse limao tem muitos nomes mesmo, heinb? Rosa, Cravo, China, Vinagre... :-)
beijao pra voce!
Fernanda, tb conheço esses limões como Limão China, que aliás adoro e já lí que o mesmo é entre todas as qualidades o mais rico em vitamina C. Algumas gotas por cima dos alimentos colocados no seu próprio prato faz tudo ficar mais gostoso, experimente. O limoeiro fica sobrecarregado de tanto fruto que dá em pencas. A foto está bonita.Bjos, LIA
Sheila, entao compartilhamos o mesmo signo e o mesmo gosto pelos limoes cravo - meu marido chutou cravo e rosa, pelo jeito esse limao tem muitos nomes! ;-)
Kel, aproveita a sua arvore!
Meg, eh que limao em ingles sao sempre os amarelos. os verdes eles chamam de lime...
beijaoooo para todas!
Ah, eu adoro essas variedades de limão: todas.
Vejo aquelas programas de receitas da Nigella e quando ele fala limão,já sei que é esse assim anarelos, ovais.
Ah Fer eu vim aqui muito feliz e queria dizer que a Sheila elogiou o template (lay out) que vc fez.
Eu estou encantada com ela.
E aí quando chego aqui, ela já veio antes de mim.
Que querida ela é.
Um beijo
Meguita
Uia!
Vivendo e aprendendo!
Tenho dois limoeiros desses no quintal da minha casa em Valinhos - lá o pessoal o dito cujo é conhecido como "limão bravo"...rs
Beijoooo
Fer, esse é o "limão cravo" da minha infância, que eu catava no sítio dos meus avós. Parecia uma tangerina porque era fácil de descascar e tinha gomos. Até hoje me lembro, pois era a coisa que mais adorava embora ninguém entendesse porque. Não tinha limonada, pois era um fruto considerado sem importância. A única pessoa que lhe dava valor era eu. Fico feliz em ver o meu limão aqui! Beijo
PM, eu li que esse limao meyer eh um hibrido entre o limao e a laranja mandarin, que eh uma tangerina. entao ele tem um pouco dos dois, mas eh bem acido, nao dah pra ser comido como laranja!
Estarei enganado ou na minha terra os frutos que se encontram na fotografia chamam-se tangerinas?
Lu e Ro, o meu marido chutou dois nomes pro limao meyer - rosa e cravo. Lu o galego eh um bem pequenininho e verdinho claro, aqui chama-se key lime.
bjus!
Com esse nome que vc deu, até me fez esquecer o nome pelo qual chamo esses limões! ou não seriam esses? hehehe Eu não gosto muito não.
Quando lembrar eu volto.:)
beijos
Oi Fernanda, lá pelas bandas das Gerais, onde eu nasci, chamamos estes limões de limões China. Vai lá saber porque. E eu também sempre adorei limonadas deste limão. Sorte sua que encontra por aí. Por aqui, nem em sonho... "Suspiro" Um abraço, rosangela