September 2, 2004

sem véu

Eu tenho cruzado com tantas muçulmanas nestes últimos dias, no campus, na cidade, nas lojas. Me incomoda um pouco ver aquelas mulheres com aquele lençol enrolado na cabeça e casaco até os pés neste calorão infernal. Mas o que mais me incomoda é imaginar o que essas mulheres pensam de mim quando me vêm passar de saia pelo joelho, camiseta sem manga, chinelo e cabeleira longa esvoaçante.....

Não tenho nada contra nenhuma religião, mas tem umas coisas que estão muito fora do meu entendimento.

Fer Guimaraes Rosa - September 2, 2004 6:07 PM

aqui, eh logio, sao muitas, muitas, muitas de veu, burka e ateh mascaras de cobre cobrindo o rosto (!). a gente se acostuma a ver, sabe, e ateh a nao se incomodar por elas. cada um sabe onde a porca torce o rabo, nao eh?
de qualquer forma eu posso me vestir como quiser e nao me sinto nem olhada e nem criticada. e isto eh maravilhoso!
cada um na sua!
beijo, fer,

Tambem nao compreendo. Mas vou te contar uma coisa: eh perfeitamente possivel acostumar-se a andar de preto debaixo do calorao. Pois eh, eu fui daquelas adolescentes que so usavam preto...

Corpos são corpos, nada mais que isso, por cima ou por baixo da burka, do véu ou da minissaia. Há que se respeitar, seja qual for a embalagem. Basta uma pitadinha de tolerância, um recheio de bom humor. E o tempo abre. :-D
Dona Fer do gato doido! Eu que sumo e eu que fico saudosa. Sou mesmo uma desatinada. Beijoca.

Confesso que acho estranho o uso do véu, mas não me incomodo em ver mulheres usando-o. O que me incomoda é ver a tentativa de tirar o direito à liberdade de determinadas pessoas. Não estou defendendo, nem condenenado religião alguma - PARA MIM todas são completamente inúteis! Não vejo como o uso de um simples véu possa "ofender" quem não o utilise. É verdade que quando um estrangeiro decide morar em outro país é conveniente se adapatar aos costumes locais, mas a religião/religiosidade escapa a esse critério. Se as próprias mulheres que usam os tais véus não se incomodam a ponto de banirem tal prática de suas vidas, que direito têm os outros de "forçá-las" a isso? Deixem as pobres mulheres entrarem onde quiserem em paz!
E se fosse o contrário: uma lei obrigando todas as mulheres a usarem véu para entrar em certos lugares? Horrível, não? É exatamente a mesma coisa com as muçulmanas, só que em ordem inversa.

A mim também incomoda. Imaginem na França! Sou contra a imposição do governo Francês de que o véu não possa ser usado nas escolas. É um atentado à liberdade individual, mas que o véu me incomoda é fato.
Assim como, aqui no Brasil mais precisamente, me incomodam as "crentes" com seus cabelos enormes, suas expressões de sofrimento nas faces e aquele ar de reprova permanente a todos que não fazem parte do universo deles.
Não apenas me incomodam esses todos como me dão medo porque estou sempre esperando que mais dia menos dia ataquem a quem não concorda com eles.
Odeio fanatismo!

Fer,

Quando fui renovar o meu permesso aqui na Itália no último dia 27, me deparei com a mesma situação: uma senhora muçulmana coberta dos cabelos até a ponta dos pés com um casal de jovens, que pareciam seus filhos, mas que vestiam-se normalmente (jeans, camiseta e tênis). Estava um calor insuportável e muita umidade naquela manhã. Eu estava vestida mais ou menos como você (saia curta, camiseta sem mangas e estreita) e com óculos de sol. Deu para perceber que comentavam sobre as pessoas que estavam ali (todos estrangeiros) e também de mim, porque vi quando ela falava na língua dela e olhava na minha direção, sem a menor preocupação. Os jovens (moça e rapaz) falavam também e acho que discordaram dela e ela aumentou o tom da voz e eles ficaram quietos, cabisbaixos. E olha que eu estava discretamente vestida e acompanhada do meu marido!

Não me preocupo com o que eles pensam -- escolheram os EUA e não podem querer que todo um país mude o modo de vestir em função da religião deles, mas concordo como você -- nada contra a religião deles, mas que é difícil de entender esse comportamento imposto, isso é!

Baci!