por que escrevo

*

Por que escrevo:
PAULO FRANCIS
«Escrevo romances para me perpetuar, para ter fama, glória, dinheiro, amor, essas coisas comezinhas da vida.»
RACHEL DE QUEIROZ
«Acho que para cada escritor há uma razão diferente. No meu caso, num certo sentido é o desejo interior de dar um testemunho do meu tempo, da minha gente e principalmente de mim mesmo: eu existi, eu sou, eu pensei, eu senti, e eu queria que você soubesse. No fundo, é esse o grito do escritor, de todo artista. Creio que o impulso de todo artista é esse. É se fazer ver. Eu existo, olha pra mim, escuta o que eu quero dizer: tenho uma coisa pra te contar. Creio que é por isso que a gente escreve.»
MANUEL BANDEIRA
«Na verdade, faço versos porque não sei fazer música… Jamais senti que meu destino fosse a Poesia, sobretudo assim com esse P maiúsculo que pressinto na sua garganta. Creio que se fui poeta em alguns momentos, só o fui por incidente patológico ou passional.»
HILDA HILST
«Acho que se escreve por uma compulsão mesmo, não é? Você não sabe dizer exatamente por quê. Mas tem necessidade de comunicar aquilo para o outro, de alguma maneira. Quem sabe se é o que eu também digo, escrevendo: pertencer, caber – que o Qadós queria muito – fazer parte.»
UMBERTO ECO
«Antes de tudo, eu escrevi – uma vez. O que não quer dizer que eu escreva regularmente. Geralmente, eu faço uma coisa estranha que consiste em traçar palavras sobre uma página. – mas, evidentemente, para vocês isso não é escrever, é fazer como Aristóteles, Kant, Descartes (pilhéria do sistema das artes…) Apesar de tudo, desta vez eu escrevi, porque meus filhos cresceram e eu não sabia mais para quem contar histórias. Então, eu me disse etc. etc.»
ALLEN GINSBERG
«(…)Eu escrevo poesia porque gosto de cantar quando estou só (…) Eu escrevo poesia porque minha cabeça contém uma multidão de pensamentos, 10 mil para ser preciso(…)Eu escrevo poesia porque não há razão, não há porquê. Eu escrevo poesia porque é a melhor forma de dizer tudo que me vem à cabeça no intervalo de um quarto de hora ou de toda uma vida.»
JOSE SARAMAGO
“Antes eu dizia: ‘Escrevo porque não quero morrer’. Mas agora eu mudei. Escrevo para compreender. O que é um ser humano?”
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
«Eu escrevo porque sou escritor. Eu escrevo porque gosto de escrever.»
WILLIAM FAULKNER
«Para ganhar a vida.»

  • Share on:
Previous
Grazi is BACK
Next
BN

o passado não condena