Flannery O’Connor

*

Depois de ler o conto A Good Man is Hard to Find, da escritora norte-americana Flannery O’Connor, eu perdi o sono. Levei um susto lendo as últimas páginas e quando fechei o livro, um sorriso de satisfação ficou congelado na minha cara. Um sorriso irônico e mórbido. Deitei, apaguei a luz do abajur e fiquei repassando as cenas da estória na minha mente. Cada cena que eu remontava mentalmente, me deixava mais excitada e eu cheguei à conclusão que iria acabar passando a noite em claro. Tudo culpa dessa mulher, que escreve afiado como o diabo! Critica mordaz de uma sociedade hipócrita, perspicaz, crua e simplesmente perfeita!
Flannery O’Connor nasceu no sul dos Estados Unidos – Savannah, Georgia – nos anos 20, numa família católica. Morreu cedo, aos 39 anos. Com essa biografia dá até pra se ficar com a pulga atrás da orelha, imaginando que ela escrevesse coisas como Gone with The Wind ou similares. Mas seu estilo é totalmente diferente, onde a religião, os costumes e preconceitos do sul dos EUA são atacados e analisados, de maneira surpreendente.
Trechos de A Good Man is Hard to Find pra ilustrar este comentário. Melhor mesmo é ler o conto inteiro – e comprar o livro, que contém mais nove pequenas estórias. Fiquei fã!

  • Share on:
Previous
click
Next
the webcat

o passado não condena