Alice e outras meninas

*

Na correria desta semana, estava esquecendo de comentar a única exposição que valeu o preço do ticket de entrada no SFMOMA, na segunda-feira. Foi a série de fotografias de Lewis Carroll , o fotógrafo e escritor, autor do clássico Alice no País das Maravilhas.
As fotos são quase todas de meninas, por quem Carroll tinha uma fixação. Algumas delas expõe uma sexualidade que ainda impressiona. Registradas na metade do século 19, as poses das meninas – descalças, mostrando as pernas ou com os ombros e braços nus – eram realmente audaciosas.

alice
Alice Liddell

Percorri a exposição com a cara colada nas fotos, observando cada detalhe. As meninas eram na maioria filhas de algum amigo de Carroll. Ele deve ter freqüentado um grupo de artistas, que como ele, também eram arrojados para a época. E o ópio era a droga que dava toda aquela aura fantástica às fotos e escritos do fotógrafo.
O detalhe mais notável nas fotografias [além da atmosfera erótica de algumas delas] é a tristeza no olhar das meninas. Nenhuma delas está sorrindo e se elas não estavam posando de cara fechada, estavam dormindo. O onírico é outro detalhe marcante na obra de Carroll.
A exposição Dreaming in Pictures: The Photography of Lewis Carroll no SFMOMA compensou, pela furada que foi o da Yoko Ono.

  • Share on:
Previous
Gobbler Motel
Next
Dylan em dose dupla

o passado não condena