costuragens

*

Eu já costurei muito. Não por talento, mas por necessidade. Eu não gostava das roupas que eu via nas lojas e, na época, tudo me vestia mal. Então eu inventava meus próprios modelitos, inspirada pela minha prima Heloisa, que também fazia suas próprias roupas e era uma estilista nata [daquelas que dobram o pano aqui e ali, cortam lá e acolá, passam umas costuras e tchãn nãn, o paninho se transforma numa roupa linda e diferente!].
Costurar não é uma atividade prazeirosa pra mim, mas é um treino de perseverança e paciência. Eu costuro torto, não gosto de desmanchar erros, me irrito com troca troca de linhas e agulhas e não tenho percepção pra enxergar a peça se formando, as partes se juntando para montar um todo. Mas mesmo assim eu me aventurei nesse caminho e costurei muita roupa para mim [agora imagino o mico que eu pagava andando com aquelas maravilhas feitas em casa..], pro Gabriel [coitadinho…..!] e até fiz umas camisas pro Ursão, que bondosamente usava as ditas pra trabalhar. Também fiz almofadas para os sofás, cortinas para as janelas e até uma vez minha mãe me pagou para eu fazer um pijama para ela! Eu era ousada!
Lembro de uma novela com a Vera Fisher, onde ela era a Jocasta e usava umas blusinhas de cetim de gola alta. Ah, eu fiz um monte daquelas… de todas as cores! Fiz até uma de encomenda pra alguém que viu e gostou, mas no nervoso de fazer tudo direito cortei o pano todo errado e tive que ir na loja comprar outra metragem e no final não ganhei nada com aquilo.
Mas era divertido! Apesar de irritante……
Ontem fui buscar a máquina de costura que comprei da Juliana. É uma portátil e ela me deu um monte de panos e linhas. Me animei toda! À noite, deitada na cama, olhei um livro de quilt e patchwork que eu tenho e fiquei pensando em algumas idéias. Eu decidi que não vou comprar presentes de Natal pras minhas sobrinhas neste ano. Elas tem tudo e nenhum presente que eu compre vai ser algo que irá fazê-las vibrar. E depois com a história da casa a grana vai estar curta por um tempinho. Entao quero fazer os presentes delas….. Pensei numas coisas legais, como uma Rag Doll [uma Emília] para a Paula, que tem quatro anos. Outro dia eu vi a Alice agarrada numa e achei muito legal. E pra Júlia, que tem nove anos, pensei nuns saquinhos pra ela pôr sapatos, carregar coisas. Estou toda cheia de idéias. Quero ver se vou conseguir colocá-las em prática, afinal faz mais de dez anos que eu não costuro. Vai ser divertido e…. irritante!

  • Share on:
Previous
!!!!
Next
The Way We Were

o passado não condena