Rancho California (Por Favor)

*

Quinta-feira passada eu caí de pára-quedas numa sala de Cultural Studies, na UCDavis onde um professor de Filme e Televisão da UCLA estava mostrando seu documentário entitulado Rancho California (Por Favor). A sala estava lotada de intelectuais e eu sentei quietinha lá num cantinho e quis ver o que iria ser mostrado e discutido.
Cada vez mais eu acho que sou uma alienada, pois levei um choque com o que vi. Só durante o debate é que compreendi que minha reação foi normal e similar a de muitas outras pessoas. Foi difícil de acreditar que aquilo que eu via na tela fosse uma realidade no estado mais rico dos EUA, a quinta maior economia do mundo.
Rancho California (Por Favor) foi o resultado de cinco anos de filmagens e trabalhos comunitários com os migrantes indígenas no sul da Califórnia [San Diego – Rancho de Los Diablos, Kelly Camp, Porteville, McGonigle Canyon e Loma Bonita].
Esses índios vivem em total pobreza, em favelas sem água potável nem esgoto, escondidos nas florestas dos morros da região. Trabalham na agricultura, num regime de total exploração – que me lembrou cenas do filme brasileiro Gaijin , dos filmes sobre os negros americanos e os sobre a grande depressão. É tão chocante, que muita gente não acredita e chama o professor John T. Caldwell de mentiroso. Ele costumava ir com seus filhos ou alunos nos campos e filmar e fotografar para provar que as favelas realmente existiam, que não eram montadas somente para as filmagens.
Muitos desses indígenas nem falam o espanhol, o que os coloca numa situação mais grave ainda. Se eles dão o azar de ir parar na cadeia, por não terem um documento ou estarem vagando pelas ruas, ficam lá mofando, porque ninguém entende o que eles falam e não acham um tradutor para ajudar, pois não sabem nem que língua é aquela [que é na verdade um dialeto].
O documentário é para ser um soco no estômago. Coloca legendas acadêmicas que são a abstração da realidade grotesca que vemos em imagens na tela. Caldwell tem participado de inúmeros festivais e abocanhou um prêmio num deles. Nos disse que a HBO se interessou pelo filme, mas quer que ele edite as legendas. Realmente, para o público comum, fora do ambiente intelectual das universidades, a irônia dos títulos e sub-títulos é um pouco demais. Para passar na tevê, só as imagens bastam…..
Rancho California (Por Favor) é um filme chocante! Migrantes indígenas sendo explorados da maneira mais primitiva, no centro de uma área extremamente rica e desenvolvida. Eles são chamados de ‘população invisível’, pois estão lá, mas ninguém parece ver. Uma das favelas fica ao lado de um parque infantil chamado Legoland…. É irônico, absurdo e inacreditável.

  • Share on:
Previous
and the winner is….
Next
Dame Edna distribui insultos

o passado não condena