green talk

*

O tempo está estranho – chuva e frio, como se estivéssemos no inverno novamente. Eu plantei rúculas, que só agora aprendi que é um ‘winter crop’. As sementes germinaram e viraram folhinhas. Fiquei contentona. Mas elas pararam de crescer. Claro, porque estava muito quente pra elas. Agora, com esse retorno ao clima invernal, elas estão espichando e acho que vou poder fazer uma saladona com elas!
E já tem um tomate verde, num dos tomateiros!
Há tantos botões de rosas. Pena que nem todos estão abrindo bonitos, porque as roseiras estão com bichos. O Ursão espirrou um mata-bicho nelas todas no sábado, mas alguns nojentos ainda resistem.
Plantei lavanda – francesa e espanhola.
As cenouras também estavam crescendo, antes de um ataque de não-sei-que-praga, que comeu um monte delas.
O pessegueiro está cheio de frutos – que parecem mais nectarina do que pêssego. Eles estão crescendo super rápido, já tem fruta de uns cinco centímetros. Só que deu uma praga de fungo nas folhas e eu tive que retirar manualmente as folhas e muitos galhos, porque nesta altura não posso mais espirrar nenhum fungicida, senão vou comprometer a árvore e os frutos [mais uma que aprendi!].
Mais gerânio está florindo no quintal. Esse de outra cor – rosa-choque! Fantástico as cores dessas plantas!
Fui à minha primeira classe de jardinagem no Experimental College e adorei! Aprendi muito e fiz montes de perguntas, porque eu estava cheia de dúvidas sobre tudo. Aprendi a identificar textura e estrutura dos solos e a medir PH e Nitrogênio. Aprendi sobre nutrientes e adubo orgânico. O professor – um grad student – falou linguagem científica demais pro meu estilo, mas deu pra traduzir perfeitamente tudo pra linguagem leiga e adaptar para a prática de uma jardineira iniciante [eu!].
Apesar da frustração de lidar com as pragas, jardinagem é uma delícia! Nunca pensei que isso fosse me interessar e me ocupar tanto. Estou até notando que meu dedão está com uma cor meio….. hum, meio….. esverdeada!

  • Share on:
Previous
é crime ou não?
Next
Oscar Peterson plays

o passado não condena