bons vizinhos

*

A sogra do meu filho, que é norueguesa, foi outro dia com a filha na Ikea de Emeryville e voltou toda surpresa, dizendo que a loja sueca até que era muito boa, que os produtos tinham qualidade, elogiando de uma maneira estranha, como se estivesse dando finalmente o braço a torcer num assunto. Eu achei meio esquisito, mas não conectei.
Num sábado que ela veio nos visitar, passamos a manhã caminhando em downtown e a Marianne entrou numa loja de sapatos para comprar um par de sandálias. Encaroçávamos geral, quando eu vi uns tamancos adoráveis da Dansko e perguntei pra Reidun “será que esses tamancos são suecos?” [porque eu tenho uns suecos que me machucam]. A resposta foi rápida “não, eles são dinamarqueses. se eles fossem suecos, se chamariam DansKIA” e deu uma gargalhadona, que foi acompanhada macacossauramente por mim, que até ali ainda não estava sacando bolhufinhas.
Foi então que ela soltou a piada que fez cair a minha ficha:
“- você sabe o que é que a Suécia tem e que a Noruega não tem?”
“- não….”
“- bons vizinhos! ha ha ha ha ha!!”
Pois é, muda o nome dos países, mas as piadinhas e as rixas são as mesmas. Suécia/Noruega, Bélgica/França, Inglaterra/Irlanda, Portugal/Espanha, Brasil/Argentina…. O que falta mesmo para todos esses países é um bom vizinho!

  • Share on:
Previous
Camerata Sweden
Next
a vendinha da matraca

o passado não condena