Balé Folclórico da Bahia
*
Iniciei a minha temporada de outono no Mondavi Center oportunamente, com o maravilhoso show do Balé Folclórico da Bahia. Encontrei muitos amigos brasileiros no teatro e revi pessoas que eu não via há anos. Espero que vire tradição pelo menos um grupo brasileiro por ano se apresentando no teatro da UCDavis.
O show do Balé Folclórico da Bahia foi espetacular! Colorido, vibrante, mostrando as danças da nossa cultura negra e indígena. O grupo dançou o Boi-Bumbá, Ginga, Xaxado, Maracatú, Maculelê, Samba de Roda, Afixirê, Capoeira, acompanhados de tambores, berimbau e cantoria. O final foi apoteótico, quando as bailarinas correram pelos corredores da platéia, chamando os espectadores pra dançar. Os tambores também sairam do palco e o show acabou na frente do teatro, com uma multidão aplaudindo animada.
Eu fiquei até depois do teatro fechar, porque encontrei tanta gente conhecida, que não dei conta de conversar com todo mundo. No fim bati até um papinho com alguns dos bailarinos do grupo. Fui cumprimentar que rapaz que tocou o berimbau, dando um show à parte com o hino nacional americano [foi piegas, mas funcionou] na cordinha e depois a música Asa Branca. Fenomenal! Ele foi tão simpático, me disse que o Balé Folclórico da Bahia está excursionando pelos EUA desde setembro e que a platéia de Davis foi a mais simpática e calorosa até então. Eu respondi que eles não perdem por esperar a platéia em Berkeley! Ele também disse que está gostando de tudo por aqui, mas que ele sente falta da comida baiana. “Não tem nada como o feijão da Bahia..”. Eu concordei, pois a Bahia é mesmo única, em todos os aspectos, não só na comida!