Martha Graham Dance Company

*

Foi uma apresentação chiquérrima. Eu conhecia a companhia e sua fama, mas nunca tinha visto nenhuma dança deles ao vivo. Li que Martha Graham é considerada uma força artística primordial do século vinte, junto com Picasso, Stravinsky, James Joyce e Frank Lloyd Wright, nomeada pela revista TIME como a dançarina do século e pela People magazine como um ícon do século. Ela fundou a compahia em 1926 e conduziu os bailarinos por setenta anos. Gostei de saber que além de tudo o que ela fez e influenciou, ela deu treinos de expressão corporal para grandes atores, como Bette Davis, Gregory Peck, Joanne Woodward e Kirk Douglas.
A companhia apresentou coreografias da década de 30 e 40, com figurinos originais, idealizados por Martha Graham. Belíssimas peças, com música executada pela sinfônica da UCDavis. A técnica de dança desenvolvida por Martha Graham é baseada em movimentos humanos básicos, então as danças não têm acrobacias nem muitas piruetas, mas são perfeitas e geniais na sua simplicidade.
Quando eu entrei no teatro, quarenta minutos antes das portas se abrirem para o público, a pesada cortina de veludo azul subiu e pude ver os bailarinos se aquecendo e o diretor checando pequenos detalhes. Adoro ver essas coisas, que normalmente o espectador não vê. É interessante ver os bailarinos com seus moletons, fazendo passos das danças de maneira não organizada. Dá um sentimento de proximidade, que mostra que eles são pessoas como nós, sem maquiagem e figurino especial. Isso aconteceu também quando vi a companhia de teatro novaiorquina The Acting Company, encenar o chatérrimo Richard III no ano passado.

  • Share on:
Previous
omo total
Next
convivência

o passado não condena