spammers are us

*

Meus anos como usuária da rede mundial chamada internet já está começando a pesar nos meus ombros. Lembro que no início, quando eu comecei a usar a bitnet, todo mundo ainda era um pouco cru como eu e virava e mexia alguém enviava como lembrete uma lista de etiqueta para a net. Eu devo ter lido aquilo tantas e tantas vezes que absorvi até os pequenos detalhes, que tornou-se hoje parte intrínseca da minha personalidade virtual e que eu uso como senso comum no meu comportamento online.
Mas parece que tem gente por aí que nunca leu a Netiqueta!
Gentileza e educação são detalhes primordiais em qualquer ambiente, inclusive no virtual. Mas infezmente, isso não é regra básica para a maioria. Duas coisas que me irritam profundamente na internet são:
– Pessoas que te mandam um e-mail com uma assinatura de vinte linhas, te importunando com os seus links sobre tudo: vendendo alguma coisa, empurrando o portfólio, e o blog, e o site, e a lista de discussão, e as suas crenças políticas ou religiosas, ou simplesmente poluíndo o visual do e-mail com avisos de atenção isso ou aquilo e sempre com frases imensas no final, copiadas de algum livro de citações, tentando te impressionar com sua inteligência e senso de humor. E não bastando ser chato no final das mensagens, tem uns que colocam tudo isso no INÍCIO, pra ter certeza que você VAI LER. Essa pessoa pra mim é um SPAMMER.
– O segundo caso é o do sujeito que visita o seu blog e deixa comentários fazendo propaganda do próprio blog, pedindo visita, deixando mil links, pedindo pra você ir ler o que ele escreveu, que com certeza deve ser um texto-obra-prima. Discrição e modestia são virtudes raras na vida virtual. Eu abomino auto-propaganda…. vem no MEU blog deixar um rastro para ganhar visitantes? Pega um fio do que eu escrevi para iniciar um comentário que vai terminar falando dele? Esses também são SPAMMERS, além de serem totalmente mal educados e egocêntricos.
Precisamos urgentemente circular a Netiqueta novamente por aí, pois eu já ando irritada com esses chatonildos virtuais há tempos…..

  • Share on:
Previous
o melhor lugar
Next
número errado..ôpa!

o passado não condena