sessões corridas em 1976
*
Quando eu vi O Inquilino [The Tenant] no cinema em 1976, eu tinha quinze anos e uma personalidade mais do que impressionável. Entrei no cinema com um grupo de colegas de escola e não saí mais…. Fiquei para mais uma sessão e mais outra e voltei no dia seguinte, para ver o filme mais algumas vezes. Quase trinta anos se passaram e eu ainda tinha algumas cenas perfeitamente coladas na minha memória. Outro dia resolvi pegar o filme do Roman Polanski na Netflix. Ontem ele chegou pelo correio e eu fiquei até um pouco nervosa…. Iria rever o filme que mais me impressionara em toda a minha vida! Senti medo, pois me lembrava muito bem das marcantes cenas de delirio e horror.
Revi O Inquilino……. Claro que não fiquei tão impressionada quanto da primeira vez que eu o vi, ainda com uma visão tão simplória do mundo. Mas não posso negar que esse filme do Polanski é um dos mais desconcertantes, perturbadores e obscuros que já vi na vida. A história é mórbida, o personagem vivido pelo Polanski é irritantemente bobalhão e os vizinhos do inquilino no prédio são uma verdadeira fauna felliniana. Shelley Winters, Isabelle Adjani e Melvyn Douglas estão ótimos no filme. Até hoje não me conformo com o fato de um apartamento não ter banheiro! E desta vez fiquei de olho nos figurinos, principalmente os casacos usados pela Adjani, para distrair um pouco da tensão de rever este filme tão marcante para mim!
4 Comments
Pensando bem, “O pianista” tem alguma coisa a ver com “O inquilino”.
Também fiquei muito bem impressionado com o filme, até comprei o livro e o tenho ainda. Quanto aos banheiros, até alguns anos atrás ainda se encontravam apartamentos sem banheiro interno, fiquei hospedado em umapartamento cujo banheiro era um cantinho adaptado junto à porta de entrada.
Leila, espero que voce gosta. Eh um filme bem estranho… beijos!
Valeu a dica, vou botar na minha lista do Netflix!