não enche!

*

Quando li o que o Nemo Nox escreveu sobre gente que acorda cedo me senti compreendida pela primeira vez na minha vida de ex-dorminhoca. Por anos e anos e anos eu agüentei uma encheção de saco sem fim, críticas, comentários e recriminaçòes poque eu dormia e acordava tarde. Era um inferno. Eu amava dormir durante a manhâ e o sono mais gostoso era aquele entre nove e onze. A patrulha contra os seres vespertinos mais ferrada que enfrentei foi a de umas amigas no Canadá. Era uma canadense que me torturava me ligando às nove da manhã, ou muitas vezes às oito, para me convidar para ir à garage sales – que eu abominava! E uma suiça que me recriminava o tempo todo, pegava no meu pé, dava diretas e indiretas, eu fui pegando ódio daquilo. Era realmente de lascar, todo mundo tentando me convencer que eu perdia tempo dormindo, que era improdutiva, que deixava de aproveitar a melhor hora do dia, que não era saudável e o caraulio a quatro.
Passei anos aturando isso e tentando argumentar que eu ficava o mesmo tanto de horas acordada, pois dormia tarde e produzia muito no período em que estava acordada. Ninguém me ouvia e eu me sentia uma criminosa.
Mas a vida dá voltas e nem sei como foi que isso aconteceu, se foi gradual ou repentino, não percebi, mas eu comecei a dormir mais cedo e acordar mais cedo e hoje me pego muitas vezes de olho aberto às seis da manhã, acordando com os gatos, aproveitando as horas matinais, apreciando a luminosidade e a frescura das primeiras horas do dia. Fico quietinha aqui no meu canto, mas me sinto secretamente realizada! Ah, vejam vocês, um caso perdido de dorminhoquice totalmente recuperado. Não preciso mais ficar irritada quando as pessoas me ligam às onze da manhã e dizem – te acordei? Não preciso mais explicar nem provar nada pra ninguém. Só fico me policiando pra não virar a casaca e começar a pentelhar quem gosta de dormir até tarde. Se um dia eu por acaso fizer isso, pode me esbofetear… com força!

  • Share on:
Previous
é só clicar
Next
o buraco e outros horrores bucais
  • Fer, eu tambem sou uma dorminhoca e sempre sofri a vida inteira com essa patrulha do acordar cedo. Acho que aqui nos EUA ainda e pior do que no Brasil! E nao adianta eu ter dormido, 8, 10 horas, que acordar as 6, 7 da manha e sempre um sacrificio para mim. Nao sei se isso vai mudar, mas bem que eu queria que as pessoas fossem mais flexiveis e menos paranoicas com isso. Como ja falaram aqui, eu e outras pessoas que dormem tarde nao perturbamos ninguem a 1 da manha porque eles estao dormindo!

  • Aaaahhh! querida: a quem o dizes…
    Conheço os 7 lados dessa moeda. Fico um arara. como é que alguém se acha com direito de “legislar” sobre uma coisa tão íntima que é o sono dos outros?
    Não é?
    Isso é coisa pessoal.
    Ah como eu sofrei, mas agora…:-)
    Olha agora, são quatro da manhã e eu estou aqui.
    Beijos
    Meguita

  • Ô Fe! que preconceito… risos
    Eu nao sou dorminhoca. Não durmo nem 8 horas por noite, infelizmente. Acho que precisava de umas 10 como o Gabe.
    beijos

  • Carol, aqui a regra sempre foi bem simples: acordou a fera, leva patada! 😉
    Lu, pois eh, tem gente que me acha uma vagaba ate hoje. O que eh que eu posso fazer, sao estereotipos sociais. Nove horas tah bao, hein? 😉
    Gabby, eu tenho vontade de enforcar gente que faz isso…. grrrrr!
    Ana, pra algumas pessoas funciona assim, pra outras nao. Ninguem sabe. Eu conheco gente que foi diminuindo as horas de sono naturalmente, outros nunca mudaram. Comigo eu nao sei o que aconteceu.
    Ale, o meu filho eh assim, precisa de dez horas de sono. Eu agora me contento com oito. Mas tem que ser oito, se for sete eu ja fico chumbada no meio do dia.
    Beijao pra voces, dorminhocas! 🙂

  • eu amo acordar cedo! mas amo dormir muito, tipo 9, 10 horas por noite. então o que acontece é que tenho que ir pra cama cedo. quando não vou, passo o dia bocejando, porque é só dar 7 horas e eu já tô de olho aberto…

  • Tomara que isso aconteça comigo um dia… mas se for genético, acho que vai ser meio difícil, pq aqui tanto eu quanto meus pais e minha irmã adoramos acordar ao meio dia e dormir às três.
    Sábado e domingo é uma festa!
    beijo

  • comigo rola a meeeeeeeeesma coisa, e com minha mãe também. amo dormir durante a manhã e rendo muitíssimo bem na madrugada. e nêgo vive me ligando cedãço e soltando o tal “dormindo até essa hora?” “hora de acorda-aaaaaar”, eu quero matar!

  • Oi Fe,
    Isso é terrível. As pessoas têm essa mania de achar que quem dorme e acorda tarde é vagaba… Eu aturei isso muito tempo também. Acho que somos até mais produtivos – os notívagos. Mas, mudei também. Não durmo muito cedo nem acordo cedíssimo que nem você. Mas, mudei. 🙂 Agora acordo às 9, o que já acho que tá mais do que ótimo! risos
    Esbofeteá-la? hahaha
    beijosssss

  • Fer, lá em casa é um horror. Eu sou dessas q gostam de dormir até mais tarde, enquanto o Andre é super madrugador! Ele acorda às cinco da manhã e fica enrolando no computador, vendo tv… até q uma hora ele não aguenta e vem me cutucar, pra eu ler alguma coisa urgente (as 7 da manhã) e besteiras afins…

deixe um comentário

o passado não condena