Not Fade Away

*

Eu fui assinante da revista Rolling Stone por alguns anos na década de 90. Nunca mais comprei nenhum exemplar. A revista ficou chata e desinteressante. Mas nem sempre foi assim.
Encaroçando numa livraria em downtown, um livro do Ben Fong-Torres me caiu nas mãos. Eu, que librianamente sempre fico horas ponderando se compro ou não um livro, passei no caixa sem nem pestanejar. Esse é o meu tipo de leitura: Not Fade Away – A Backstage Pass to 20 Years of Rock & Roll.
Ben Fong-Torres escreveu para a revista Rolling Stone por onze anos [de 1968 a 1979] e foi considerado pelos leitores um dos melhores [competindo sempre com o imbatível Hunter S. Thompson]. No livro, ele compila 34 das suas reportagens favoritas. É ele que aparece, vivido por um ator, no filme Almost Famous do Cameron Crowe. Eu achava que Ben Fong-Torres era um descendente de filipinos, mas no livro ele explica que quando o pai emigrou da China, nos anos 20, os EUA estavam barrando a entrada de chineses e então o pai “comprou” o nome Torres pra poder se fazer passar por um filipino e poder entrar no país. Pelo jeito a estratégia funcionou…!
A primeira reportagem do livro que eu li foi, obviamente, uma entrevista que ele fez com o Dylan em 1974 intitulada Knockin’ on Dylan’s Door. Foi a primeira turnê do Dylan pelo país, depois do seu acidente de motocicleta e do seu exílio de oito anos em Woodstock, longe dos palcos. Dylan estava acompanhado pela The Band e Fong-Torres os acompanhou até os shows que eles fizeram no Canadá.
A reportagem ficou ótima. Mas ele conta numa pequena introdução que quando sentou para entrevistar o músico e colocou seu gravador na mesa, ouviu:
“- no, man, no tape…”
Ele então fez a entrevista sem gravar nenhuma palavra. A reportagem ganhou inúmeros elogios e deixou Dylan encafifado, se Fong-Torres tinha mesmo desligado o gravador. Ele tinha. E pra fazer isso numa entrevista com o Dylan e se dar bem, precisa ser muito BOM mesmo!

  • Share on:
Previous
best places
Next
Janis in Brazil

o passado não condena