Ego Trip

*

Eu tenho um blog e adoro falar e contar histórias, portanto pode soar um pouco incoerente eu fazer uma critica às pessoas que vivem numa ego trip. Deixa então eu primeiro dizer que no blog vale tudo, mas na vida real tem que haver um certo equilibrio.
Uma vez eu fiz um curso de “assertiveness”, num dos mil e um grupos de apoio para isso ou para aquilo promovido pelo governo canadense. Nesse curso enfatizou-se duas coisas: a necessidade de saber dizer “não” e a importância de “escutar”. É incrível como nos convercês que temos pela vida, é tão raro encontrar uma pessoa que realmente escute o que você está dizendo. Isso pressupõe que ela realmente se interesse pelo que você está dizendo. Tem gente que mal consegue ouvir pacientemente você terminar uma frase e já está te cortando e puxando o assunto pro lado deles. Quando você se dá conta, nem terminou a sua história e já está escutando a história [muito mais interessante, of course!] do outro!
Eu acredito que uma conversa é como uma partida de peteca – você joga daqui, o outro rebate de lá, mas sempre com respeito e consideração. Não é uma competição pra ganhar medalha, é apenas divertimento.
Mas quantas vezes não participamos de uma conversa onde só o outro fala? E além de só falar, te impede de acrescentar, interferir ou colaborar. Isso acontece também porque você deixa. Você escuta e ele não. O outro está numa ego trip, falando dele mesmo, contando os micros-detalhes da sua aventuresca e interessantésima vida e não quer saber nada sobre você, o que você faz, o que você sente ou acha, que apito você toca. Ele é o centro do universo. E pronto! E você aceita!
Eu já tive o desprazer de passar o dia ouvindo uma pessoa falar de si mesma. E não foi um caso único. Pelo jeito não aprendi a lição do “saber dizer não” do curso de “assertiveness”. Mas estou finalmente entendendo que com certos ego trippers é bem difícil conseguir dizer a frase certa na hora certa e abortar o papo-umbigo. O jeito é evitar a conversa num todo e ponto final.
Ego trip nos blogs é aceitável e até saudável. Mas no mundo real, dá licença…….

  • Share on:
Previous
mau humor
Next
such is life

o passado não condena