Eternal Sunshine of the Spotless Mind

*

Eu perco as palavras e a inspiração quando preciso escrever sobre um filme que adorei. Criticar um filme chato é muito mais fácil do que elogiar um filme que te encantou. Por isso fiquei o sábado todo enrolando, sem conseguir colocar as letras e as idéias num texto coerente. Talvez eu precisasse de um dia para digerir todos os sentimentos que o novo filme do Jim Carrey produziu em mim.
Eternal Sunshine of the Spotless Mind não é uma comédia. É um filme romântico, com roteiro fascinante do genial Charlie Kaufman [de Being John Malkovich e Adaptation]. Comparado com seus dois outros filmes, eu achei que neste o Kaufman se superou. A história é tão bem costurada, tão perfeita, tão bem contada, não tem nenhum defeito, nenhum buraco, tudo se encaixa como uma luva. Os criticos estão despejando elogios e eu li que Kaufman se inspirou em Memento [outro filme perfeito] para fazer Spotless Mind.
A concepção é mesmo similar. A história é contada de uma maneira fragmentada e o que você vê não é totalmente a realidade, mas o que se passa na mente do personagem.
Joel [Jim Carrey] é um cara comum e tímido que tem um relacionamento de um ano com uma maluquete verborrágica chamada Clementine [Kate Winslet]. Quando o relacionamento acaba, ela contrata o serviço de uma firma chamada Lacuna, que apaga as lembranças de Joel da sua memória. Quando Joel fica sabendo o que Clementine fez, decide apagá-la da sua memória também. Mas durante o processo, ele descobre que gosta das lembranças dos momentos bons que passou com a namorada e inconsciente resolve tentar salvar Clementine de ser apagada.
Todos os atores do filme estão em atuações perfeitas. Dr. Howard Mierzwiak [Tom Wilkison], o dono da empresa Lacuna, Mary [Kirsten Dunst], a secretária e Stan [Mark Ruffalo] e Patrick [Elijah Wood], os assistentes que trabalham com o médico. Há duas tramas paralelas à história de Joel e Clementine – a paixão de Mary pelo doutor Mierzwiak [que vai revelar um probleminha no procedimento de deletação das memórias] e o de Patrick e Clementine [onde Patrick ‘rouba’ as memórias de Joel para conquistar Clem].
A atuação de Jim Carrey está particularmente impressionante. Pela primeira vez na sua carreira ele conseguiu a perfeição num papel não-cômico. Ele nos passa uma enorme naturalidade no personagem Joel. Não tem cacoetes melodramáticos, como aconteceu no horrível The Majestic. Desta vez Carrey provou que pode fazer o que quiser como ator e se superou!
O filme é romântico e delicado. Tem cenas memoráveis e singelas. Ele discute a atração entre pessoas comuns e opostas. Mostra que o tédio que se instala nos relacionamentos é universal e que nem sempre esquecer os motivos de um fracasso é a melhor solução. No caso de Joel e Clementine, a atração inexplicável venceu até a ausência de memória. Para nós amantes do cinema, Eternal Sunshine of the Spotless Mind é um filme inesquecível.
[* fotos no Cinefilia]

  • Share on:
Previous
calma lá, que ainda não é verão!
Next
blank

o passado não condena