pança cheia
*
Uma amiga mencionou um prato típico do norte ou nordeste chamado baião de dois e eu fiquei com as bichas. Então hoje resolvi fazer o tal prato, mas num esquema muito do improvisado. Procurei a receita no cybercook e ia tanto ingrediente regional – manteiga de garrafa, feijão não sei das quantas, farinha de não sei o que. Pensei, vixe maria, acho que vou ficar só na vontade. Mas a capacidade de improvisação do ser humano é uma coisa impressionante. Fiz o tal baião com um bacon americano que eu descongelei no microondas, um feijão italiano e um arroz basmati indiano que eram sobras de outro dia, adicionei pimentão e tomate, salpiquei com queijo ralado e servi acompanhado de um refogado de quiabo. Nem sei se combina, nem se esse baião fajuto pode ser chamado de baião. Mas que ficou muito bom e eu enchi a pança é a mais pura verdade!
6 Comments
Aqui em Sumpaulo tem um baião no Mercadão que uia, é di-vi-no! E só pra sacanear as lombrigas: tem também um tal de escondidinho: carne seca desfiada e temperadinha, que vem numa tigela, coberta por purê de mandioca, queijo e estrelinhas de carambola. É pra comer de joelhos. Nham!
e agora?
acabo de ler isso, e são 12h08… tou saindo para almoço… ONDE É QUE EU VOU ACHAR BAIÃO DE DOIS EM AMERICANA?
(mode on desespero total!)
Se ficou bom isso, é isso que interessa. Baião de Dois no exterior fica com sutaque, mas vale. Tem uma receitinha lá no Divagando que acho que vc vai gostar.
Quando estive em Fortaleza, perguntei a um graçon o que era o tal de baião de dois. O cara respondeu que era feito com feijão e arroz. Putz, falei, não venho lá do sul pra comer feijão com arroz. Ele ficou me olhando com uma cara, que acabei pedindo, só pra não magoá-lo mais. Descobri que é imperdível. Já vi muita receita fajuta na internet, mas como aquele… bjs
Mas sem farinha?!?! Você reinventou o baião de dois mesmo. 😉
E, putz, pq foi lembrar de manteiga de garrafa? ô coisinha boa!!
beijos
haha dou muita risada com essas suas expressões… “ficar com as bichas” vai ser huge, por aqui. 😉