bon jour! merci!

*

Bon jour e Merci sao as palavras que mais temos falado por aqui. Isso quando nao ficamos com aquelas caras de bananas, sem saber o que dizer ou fazer. Pra mim esta sendo uma licao de vida, pois quem mandou ser preguicosa e nao ir fazer um cursinho de frances. Rodamos mil e quinhentos quilometros em tres dias. Saimos de Paris, dormimos em Lyon, visitamos Cannes e Nice, passamos por Monaco e almocamos na Italia. Voltamos por Marseille e agora estamos bem acomodados em Montpellier, onde o Urso tem trabalho pra fazer e ja se enfiou na université, enquanto eu exploro a cidade e passo mais carao por causa do meu frances pior do mundo. Mas estou me virando, comendo e vou ate nadar agora a tarde numa piscina olimpica publica. Comer eh parte do passeio. Tenho devorado paes, queijos, yogurtes (aaah, ce ci bon!!!!), vinhos…. preciso mesmo ir nadar!
Muitos mitos cairam pra mim. Eu tinha certeza que os franceses eram anglofobicos mas tenho visto uma inundacao de cultura americana – comida, lojas, musica e teve (todos os programas dublados, argh!). Sem falar que estavamos com medo de falar ingles em Paris – porque todo mundo dizia que fazer isso era pedir pra ser ignorado ou maltratado – mas pra nosssa surpresa os franceses ofereciam ajuda gentilmente em ingles quando nos viam baratoes tontos completos – perdidos e com caras de quem tinha mesmo atravessado um continente e um oceano. Nos ajudaram no metro e nas ruas, nos desejaram boa estadia, tres jolie!
Estou no computador do hotel com um teclado em frances que esta me deixando louca e a catacao de milho esta realmente dificil…. Aqui se fuma muito, em todo lugar e os fumantes sao maioria, nem ousamos fazer cof cof quando alguem acende um cigarro na nossa cara. A gasolina eh cara e os pedagios na estrada sao uma coisa de louco: voce paga por cada quilometro de estrada percorrido. Viajar de carro aqui eh caro e nos com mentalidade das Americas, onde temos espaco e estradas, precisamos nos adaptar. Muitos cocos de cachorro nas calcadas, ainda nao pisei em nenhum, torcam por mim. Au revoir!

  • Share on:
Previous
the happy road
Next
ça va…
  • Fer, eu tambem tive experiencias otimas com ingles e Paris, todo mundo sempre foi gentil e eu juro que ainda estou pra ver os parisienses grossos que sempre me disseram. Como ja falaram aqui no comentario, eu sempre dava bonjour e pedia em frances pra eles falarem ingles, e sempre fui bem tratada. Aproveite bastante a estadia e a comida deliciosa, hummmmm…

  • Tem francês gentil em Paris? Onde, que eu quero ir l? Hehehehehe
    Nao, falando sério, tem gente chata em todo lugar, mas a verdade é que os parisienses nao sao conhecidos pela gentileza, nao. Vai ver que isso é reservado a quem passa mais tempo por là. Fer, esse negocio de mil pedagios nas estradas e de fumantes em tudo quando é lugar é mesmo coisa de louco. Como é là onde você mora? No mais, tem muita coisa linda em Paris, aproveitem bem e boa sorte com o teclado francês!
    Um beijo,

  • Fer, ma p’tite fille frsançaise.
    Bonjour, Merci, Pardon são a santíssima trindade des mots français.
    Há duas coisas a considerar: vcs são educados e distintos e em segundo lugar, a C.E.E, ser da comunidadade significa que franceses devem falar inglês também.
    Não mudou a França nem o Natal, mudou o Way o$ life;-)
    Mas, querida vc vistou já três países e isso é maravilhoso.
    Volta a Paris, não é?
    Vá au Beaubourg que sempre tem cinema e exposições merveilleuses e ao Musée Henri Langlois o cineasta maravilhoso que amava Louise Brooks.
    beijo, da sem conexão, mas feliz em sabê-la aí.
    Veja os postcarrds, per favore.
    Meg

  • Nega! Tenho certeza que eles te ajudaram porque viram que vocês são pessoas MUITO educadas e não foram logo tascando o ingreis pra cima deles…. ficaram *baratões* primeiro, quaquaqua 😉
    Os franceses são gentis e queridos – moi, je les aime BEAUCOUP! – e é MUITO verdade, quando você se dirige a eles na língua-pátria eles são MUITO MAIS gentis AINDA! (uma vendedora andou comigo meio quarteirão pra me mostrar onde era que eu tinha que ir!!) Enfim, ils sont adorables, VIVE LA FRANCE!!! Muitos beijos francófonos + saudades BEAUCOUP! Cumadi Lu

  • fer, que delícia. 🙂 a minha tática na França é usar Bon jour antes de qualquer diálogo, e na sequência engatar um você sabe falar inglês?, hehe. Truqueira total mas sempre deu certo. Qdo eu não usava o bon jour sempre levava pau, rs
    Espero que vocÊs tenham tomado sidra (ou cidra?) em Marseille!
    beijão

  • Fer, aproveite muito. Você merece!
    Hehehe!!! Acredita, que depois de ler esse seu texto lá no Multi, essa noite sonhei que eu andava num lugar que quase não conseguia desviar dos ‘montinhos’ caninos?? Pode??
    Beijos,

  • Fer, que bom ouvir seu relato aí direto da França! Aposto que as fotos serão lindíssimas!
    Lembro também que fiquei boba com a quantidade de cocôs na calçada especialmente em Nice. Mas como sou carioca e já tenho mania de andar olhando pro chão para me desviar dos “obstáculos”, consegui não pisar em nenhum.

  • França é caro, é. De alucinar eu diria… Mto me surpreende essas atitudes de simpatia dos franceses, principalmente em Paris… Beijos e diverte-te mto.

deixe um comentário

o passado não condena