The Yosemite National Park

*

Levamos 25 anos para chegar nesse parque. Não sei por que cargas d’água sempre que se falava dele era de como era difícil conseguir um lugar pra ficar, tinha que reservar com um ano de antecedência, no inverno fechava tudo, mil lendas urbanas que ouvimos sem questionar. Até que um dia [esse dia chega!] começamos a escutar as pessoas certas. E nem fui eu que escutou, mas a pessoa mais complicada para sair de férias da família: o meu marido.

Quando ele decidiu que tínhamos que visitar o Yosemite, a viagem saiu em menos de um mês. E não precisava de nada mesmo, só reservar o hotel, arrumar as malas e pegar a estrada. O parque fica um pouco longe pra nós, 4 horas de viagem, mas nem é tão ruim assim se pensar o quanto que já dirigimos pelas estradas da Califórnia.

A grande ilusão foi achar que íamos chegar lá no começo de dezembro, num ano de seca, e encontrar uma paisagem branca, com neve. Não sei por que achamos que iria ser um winterland e fomos super preparados. Quando entramos no parque e vimos tudo verde ficamos realmente decepcionados. Mas o Gabriel, que já esteve no parque inúmeras vezes previu––com neve ou sem neve, vocês vão adorar esse parque. E foi realmente o que aconteceu. O que precisávamos ter tido era mais tempo pra explorer mais as trilhas. Mas prometemos pra nós mesmos voltar assim que pudermos, até compramos um passe pra um ano.

Estar nesse parque, rodeados por sequoias ancestrais e gigantescas e por aquelas pedras monumentais, como o Half Dome e o El Capitan, desperta na gente um sentimento de como a nossa insignificância é infinita, perante a maravilha que é toda essa força da natureza.

Os avisos sobre os ursos são onipresentes no Yosemite. Caixas de metal anti-ursos pra gente guardar comida abundam no parque e eles avisam que não é pra entrar nas trilhas com comida, somente água. Porque qualquer cheiro atrai os animais. e daí quem se ferra são sempre eles, os bichos. Fomos fazer uma trilha de deixamos toda a comida que tínhamos no carro dentro de uma das caixas. O Uriel tinha um pedaço de chocolate no bolso, e colocou também dentro da caixa. La quase no final da trilha, bem no topo de uma montanha, no meio do território dos ursos, um casal comia um saco de batata frita sabor vinagre. O cheiro dessas batatas é uma desgraça. Fiquei com muita raiva e sinto muita tristeza vendo o ser humano agir assim, de maneira tão estúpida.

No Segundo dia lá paramos pra almoçar no hotel Ahwahnee, que parece um castelo em formato de cabana na floresta. Foi construído na década de 20 para hospedar gente com muito dinheiro. Partes desse hotel foram usadas como cenário para o filme do Stanley Kubrick, The Shining. O lugar é recheado de artefatos indígenas por todos os cantos e na gift shop muita coisa [réplicas made in china?] com o mesmo tema . Depois, só por curiosidade fomos pesquisar o significado do nome Yosemite e ficamos chocados com a história da matança indígena naquela região. As tribos que viviam lá foram aniquiladas. Não sobrou nada, nem ninguém. Só sobrou o hotel se aproveitando da cultura que eles exterminaram.

  • Share on:
Previous
escrevi uma vida
Next
as luzes

deixe um comentário

o passado não condena